Como começou e onde estamos:
Já vos dissemos, por alto, que dar um nome ao projeto foi difícil, mas lá chegamos ao #3barra9 (falamos sempre no plural como manda a componente académica e a projetar para o momento em que o 3barra9 - Heritage Stories deixa de ser singular, para ser plural).
Apresentamos quatro opções (a segunda imagem é o esboço que fizemos para a amiga Fran transformar a coisa num logo, sendo de realçar que a Fran não é designer, mas é super talentosa). Como podem ver, a proposta original tinha como assinatura “historic landscape” e ainda não o “heritage stories” (as duas primeiras sugestões eram claramente influenciadas pela forma como, a partir de dada altura da vida, começamos a escrever as datas em frações; quanto à evolução para “Heritage Stories” também é fácil de identificar: durante o mestrado o conceito de património esteve sempre no centro, para além disso é facto que o património cultural ocupa um lugar especial na nossa vida; houve também a percepção da importância das histórias, as que tanto adoramos ouvir, registar, perguntar e revisitar).
A primeira proposta da Fran foi certeira, adorámos (obrigada amiga, nunca é demais agradecer!)! Porém, como a pessoa tem várias amigas, amigos, família, começaram a surgir partilhas e questões. Perguntei à amiga Marie como se leria 3/9 em inglês e eis a resposta: Like a fraction? Three ninths, but as a math teacher, I’m gonna tell you to reduce that sh*t. It’s one third. “Oh sh*t!” - pensamos, 1º mambo para resolver…! mas sem problema, vamos assumir a “barra” e bora lá: 3barra9! A verdade é que nesse momento nasceu uma problema que simplesmente resolvemos ignorar… Qual? O inglês!, que é “só” o idioma do nosso público e como todos sabemos os “RR’s ou erres” são uma dificuldade…! Mas a sonoridade em português é bonita, já 3slash9 é vulgar e borrifamo-nos para o inglês! Mas agora tínhamos uma 2ª questão: não tínhamos pensado num logo para o 3/9 por extenso… a questão não existia!, e como a vida segue e a data pensada era “ontem” a coisa saiu (como agora a escrever estas linhas a duas horas de serem publicadas…)!
Lançamos o 3barra9 - Heritage Stories em junho de 2022, no dia dos Açores, com uma frase na cabeça que o pai dizia algumas vezes: “O ótimo é inimigo do bom” e há ainda aquela outra: “Feito é melhor que perfeito”. Porém, havia muito trabalho que não tinha sido desenvolvido: parcerias, site, materiais gráficos, divulgação e outras tantas coisas mais. Novamente, tivemos a sorte de ter pessoas incríveis à nossa volta. Desta vez foi o primo Zé que se disponibilizou a ajudar-nos, mas eis que surge o 3º problema: o 3/9 lê-se “39” alerta-me ele, mas já não queríamos saber, queríamos era turistas e uma forma deles saberem que existíamos e de nos poderem contactar.
Foi um primeiro verão marcado por amigos e família presentes, com passeios, mensagens de apoio, partilhas, muito freelance, algum tour by 3barra9 e de bastante insegurança - é difícil termos uma fé inabalável no nosso projecto quando nos cabe só a nós sermos “a atriz, a guionista, a encenadora, a pessoas das luzes, a diretora de programação, a narradora, a contabilista, a gestora de redes sociais, etc.”. É que uma coisa é acrescentar valor a um guião que te dão, outra é sermos nós a fazer tudo de raiz, sem cair num lugar “José Hermano Saraiva” ou “Wikipedia” (estamos a mandar tudo cá para fora hahah)!
No fim do segundo verão, aqui a “atriz, guionista, encenadora, (…)” fez 39 anos, num dia muito feliz, a passear em “família” pelo verde da ilha, a terminar com uma prova de cervejas, queijo, mais coisas boas e muito MUITO amor! Para verem, tivemos direito a dois bolos de aniversário, um sem glúten a pensar no hipotireoidismo, outro com muito chocolate e Maltesers escondidos no centro. No dia seguinte, agradecemos as mensagens com uma fotografia nossa, com o bolo maior e as velas improvisadas. De repente, demo-nos conta que o número representava o 3/9 - o 9 era um 6 ao contrário, por isso estava mais baixo. E ali estava ele, o 3º problema.
É aqui que surge a maravilhosa Su, disponível para abraçar o desafio do rebranding. Para sermos mais precisas, já antes a Su nos tinha ajudado com pequenas coisas que quando somadas… obrigada amiga*
Sexta-feira de maio de 2024, celebrávamos a vida da amiga Sara no Barrica quando vemos a proposta, e aqui vamos nós: não sei o que estávamos à espera, mas foi uma supresa difícil - e sinto tanto que o tenha sido porque impactou a minha amiga. No briefing tínhamos dito para se alterar o logo para que a marca tivesse leitura por extenso e que se deixasse de ler “39”, mas nunca nos tinha ocorrido que os algarismos fossem adoptar um novo grafismo. Respondemos à Su que estávamos a processar e que precisávamos de dormir sobre o assunto. A verdade é que não estávamos preparadas para o luto que se teria de fazer. Racionalmente, gostávamos do design, tinha personalidade, era contemporâneo, o lettering ou tipografia eram a nossa cara, mas não era o 3barra9 que se pariu em maio de 2022. Mas como tudo, é tempo, e atrás de tempo vem tempo, o luto foi feito e hoje apresentamo-vos o novo 3barra9 - Heritage Stories, bem como o site que, na verdade, não deveria receber visitas dado ao estado prematuro do bebé.
3 verões passados, como está a coisa a ir? Bem, obrigada. A aprendizagem é constante, bem como a quantidade de vezes em que há que se sair da zona de conforto…; fechámos parcerias importantes com agências açorianas e estrangeiras, com as quais partilhamos a mesma visão e valores e o número de visitantes que escolhe o 3barra9 é cada vez maior.
A data para a partilha da nova imagem e do site estava pensada para o dia 3 do 9 (vai-se lá saber porquê…!), mas a coisa atrapalhou-se e hoje, 30 do 9, é a única hipótese! Por acaso, ou não (uhhhh), é o dia do nosso aniversário (são 3h49 e estamos bem felizes e ensonadas aqui na Startup… valha-nos a música que está a tocar neste momento: Let’s Dance!)
Vamos aproveitar o momento solene, tal como nas cerimónia de entregas de prémios, para agradecer também ao Davide, que é sempre impecável e nos ajudou com o primeiro site, um Wordpress que resolvemos deixar cair, para além de sempre nos dar “a real”! E posso continuar já que há que ligar para Amen para pedir ajuda a emparelhar o domínio com o site do Squarespace - já vos tínhamos mencionado d deixar tudo para a última?
I’m walking out que isso já está bonito.
E vocês, let’s go for a walk?
We have already told you that naming the project was difficult, but we came up with #3barra9.
We presented four options (the second image is the sketch we made so that our friend Fran could We presented four options (the second image is the sketch we made so that our friend Fran could turn it into a logo, and it worth’s to say that Fran isn't a designer, but she's super talented) with the original proposal being “historic landscape” as its signature and not yet “heritage stories” (the first two suggestions were clearly influenced by the way in which, from a certain period in our lives, we began to write the dates in fractions; regarding the evolution to “Heritage Stories”, it's also easy to identify: during our master's degree, the heritage concept was always at the center, in addition, it's a fact that cultural heritage occupies a special place in our lives, also there is this perception of the importance of stories that we love to hear, record, ask about and revisit).
Fran's first proposal was right on the spot, we loved it (it’s never enough to thank you - thank you dear)! However, since we have several friends and family, we started to share and some questions began to emerge. I asked my friend Marie how to read 3/9 in English and here's the answer: Like a fraction? Three ninths, but as a math teacher, I'm gonna tell you to reduce that sh*t. It's one third”. Oh sh*t! - we thought, 1st mambo to solve...! but no problem, let's assume the “barra” and go for it: 3barra9! The truth is that at that moment a problem was a born and we simply decided to ignore it... What? Our audience speaks English and as we all know, “RR's or erres” are a difficulty to pronounce...! The sound of 3barra9 in Portuguese is beautiful, but in English “3slash9” is vulgar, so we decided to skip it! Now we had a 2nd situation: we hadn't thought of a logo for 3/9 written out in full... it was not a question at the time, the “barra” didn't exist!, and as life goes on, and since the planned date was “yesterday” the thing came out (like now writing these lines two hours before being published...)!
We launched 3barra9 - Heritage Stories in June 2022, on the Azores day, with a phrase in mind that our father sometimes use to said: “The great is the enemy of the good” (does this saying even exists in English) and there's another one: “Done is better than perfect”. However, there was a lot of work that hadn't been developed: partnerships, website, graphic materials, publicity and many other things. Once again, we were lucky enough to have incredible people around us. This time it was cousin Zé who offered to help us, and here comes the 3rd problem: he warned us that 3/9 was read like “39”, but we no longer care, we wanted tourists and a way for them to know we existed and to able to contact us. (to be continue…)